Marketing

5 Inovações do Marketing para acompanhar em 2020

9/7/2020

Com a tecnologia e a digitalização, o Marketing, assim como quase todas as outras áreas, evolui rapidamente.


Além de fornecer novos materiais e instrumentos, a digitalização dá ao marketing um aspecto totalmente novo. Toda a forma de fazer estratégias muda.


Com base no comportamento dos clientes na internet e seus hábitos de compra online, as maneiras de vender e as estratégias de abordagem são todas reformuladas.


As mudanças que apresentaremos aqui já começaram a transformar o marketing global, mas durante 2020 e os próximos anos vão fazer mais ainda.


Aqui você vai conhecer um pouco mais sobre 5 inovações do Marketing que crescem numa velocidade espantosa, e prometem estar cada vez mais presentes nas estratégias das empresas:


  • Automação de Marketing
  • Inteligência Artificial
  • Vídeo Marketing
  • Conteúdos em Áudio
  • SEO


Automação de Marketing


O que é Automação de Marketing


Sabe aquele chat que fica no canto da tela em alguns sites? Geralmente tem a imagem de um robozinho, e ele responde às perguntas básicas que você tenha. Trata-se de um chatbot, uma inteligência artificial programada para conversar com os possíveis clientes.


As mensagens privadas (inbox) de algumas redes sociais, como o Facebook, também podem ser automatizadas.


Se você alguma vez já cadastrou seu e-mail em algum site, provavelmente esse site te enviou diversas mensagens nas semanas seguintes. Também isso é a automação do marketing.


Como funciona a Automação de Marketing


A automação entra em alguns pontos do percurso de marketing para garantir mais efetividade e assertividade nos outros passos mais decisivos. Quer dizer, ele faz o trabalho sujo e repetitivo, para deixar aos humanos o trabalho difícil e importante.


Trabalha na nutrição de leads que ainda não estão prontos para tornar-se clientes, operando com eles segmentações em grupos. Isso garante um tratamento especial para cada persona.


Assim, os vendedores já recebem os leads maturados e são poupados de um repetitivo trabalho de captação e segmentação de leads.


Ora, isso evidentemente aumenta as vendas e a receita diminuindo o custo de aquisição de cliente.


Porque os vendedores, poupados do trabalho “sujo”, podem dedicar-se mais exclusivamente aos leads mais preparados, os quais têm mais chances de comprar e costumam mais sucesso com o produto e se satisfazem mais com ele.


A principal vantagem da Automação de Marketing


É que você pode parar de focar tanto em conseguir mais público geral, isto é, não comprador, e trabalhar com mais intensidade com os leads que as ferramentas automáticas organizam.


Assim, mesmo que o seu público geral não aumente, as oportunidades e as vendas podem crescer, pois você estará mirando nos lugares certos.


Inteligência Artificial


A automação e a inteligência artificial trabalham juntas, já que esta governa aquela.


A Inteligência Artificial no marketing faz principalmente trabalhos de reunião e interpretação de dados e números, recebendo e agrupando as informações que os leads disponibilizam na internet.


Os sistemas de I.A. são capazes de trabalhar com uma quantidade gigantesca de informações e números, de maneira rápida e precisa. Com isso, é possível categorizar o estado de maturação dos leads e saber como eles foram maturados.


Aplicações da Inteligência Artificial no Marketing Digital


Com análise de comportamento do usuário na internet, a segmentação é muito específica, o que permite campanhas pagas muito mais eficazes.


Além das campanhas, os chatbots, que já citamos aqui, também funcionam com I.A.


Sites famosos, como Netflix e Amazon, utilizam Inteligência Artificial nos seus sistemas de recomendação: por comparação do comportamento de usuários que têm gostos semelhantes, preveem os produtos que eles provavelmente irão querer consumir.


Pelo mesmo tipo de análise, ela descobre quais conteúdos são mais eficazes com o público e te ajuda a montar a sua estratégia de conteúdo.


Uma observação: nós dissemos que a Inteligência Artificial é programada. É verdade. Mas existe um ramo dessa ciência chamado “Machine Learning” (aprendizado da máquina) que são as máquinas que aprendem a realizar certas atividades sem necessidade de programação direta.


Video Marketing


Os vídeos estão crescendo cada vez mais na internet. Eles são o tipo de mídia que junta todas as formas de mídia em uma só: num vídeo, você tem áudio, imagem e texto. É a mídia mais completa, a que mais entretém, e é aquela cujo consumo é mais leve e fácil.


É o meio mais eficaz de alcançar o público e mantê-lo interessado.


Os vídeos podem ser utilizados no marketing de diversas formas. As principais são estas três:


  • Campanhas Publicitárias
  • Vídeos Institucionais
  • Vídeos para Marketing de Conteúdo


Números do Video Marketing


É difícil que alguém ainda não esteja convencido da grandeza e da efetividade dos vídeos no marketing digital. Mas, mesmo assim, vamos mostrar alguns números que podem te surpreender:


Um usuário do LINKEDIN tem 20x mais chances de compartilhar uma postagem com vídeo do que com qualquer outra mídia.


No INSTAGRAM, vídeos geram mais engajamento que fotos.


Confira algumas estatísticas, do site Breadnbeyond:


  • 78% das pessoas assistem a vídeos online toda a semana
  • 55% assistem todos os dias
  • 72% prefere conhecer um produto ou serviço por meio de vídeos, a conhecê-lo por textos.
  • Em comparação ao ano passado, a utilização de vídeos nas estratégias de marketing das empresas cresceu 63%
  • Se isso assim continuar, até 2022 82% de todo o tráfego na internet virá de vídeos
  • Os usuários ficam  por 88% mais tempo em sites que apresentam vídeos
  • E-mails com a palavra “vídeo” no assunto têm taxa de abertura 7% maior.


Isso é surpreendente, e deveria bastar para convencer qualquer um de que não se pode construir uma boa estratégia de marketing sem vídeos.


Se você quiser ver ainda mais estatísticas, é só acessar o site da K2.


Conteúdos em Áudio


Isto aqui entra no chamado Marketing de Conteúdo, que é a tendência geral do marketing digital para redes sociais e websites.


Além de postagens nas mídias, artigos nos blogs e vídeos por todos os canais, nos últimos anos outro tipo de veiculação de conteúdo passou a integrar o catálogo do Marketing de Conteúdo: os Podcasts e áudios.


Como tudo no Marketing de Conteúdo, a utilidade dos conteúdos em áudio não se restringe apenas ao Marketing, mas faz parte do posicionamento da empresa e da sua cultura.


Geralmente, os conteúdos em áudio são Podcasts (programas longos em que uma ou mais pessoas conversam sobre um tema com o objetivo de informar o público, algo como o que os programas de rádio faziam antigamente), e áudios menores compartilhados, por exemplo, em canais no Telegram para um público mais restrito.


A vantagem desse tipo de conteúdo é a otimização do tempo do público. Enquanto a vantagem dos vídeos é que possuem o visual e são portanto integrais, a vantagem dos áudios é que não possuem o visual e permitem que os ouvintes os consumam enquanto fazem outra coisa.


Assim, você se aproxima do seu cliente (conversa com ele enquanto ele limpa a casa, por exemplo), e não o atrapalha de maneira alguma.


SEO


SEO significa Search Engine Optimization, o que quer dizer: “Otimização de Motor de Busca”.


São técnicas de montagem e estruturação das páginas do site ou rede social da empresa, de modo a torná-la mais visível para as pessoas que pesquisem sobre certos temas na internet a encontrem mais facilmente.


Isso inclui a escolha cuidadosa e estratégica de palavras-chave para artigos e postagens, criação de anúncios, nomeação de imagens e muito mais.

É pra ensinar você a dominar essas inovações no marketing do seu negócio que a empresa mantém este blog. Se eu fosse você, não perderia nenhum artigo. Dá só uma olhada nele.


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