Construção

Como melhorar a imagem de uma empresa da Construção?

11/9/2020

Posicionamento digital de construtoras


Temos falado muito sobre o posicionamento das empresas. Consideramos isso a peça fundamental do atual empreendedorismo digital.


Existem empresas que simplesmente não estão nas ruas, e dependem da internet para ser vistas. Já outras, mesmo estando nas ruas, precisam de algo mais. Falta-lhes fazer-se presentes também nas plataformas digitais.


Este último é definitivamente o caso das construtoras. Elas precisam estar alinhadas em todas as suas plataformas para transmitir a sua imagem corretamente para quem acesse suas redes sociais ou site.


O nome do processo inicial de construir sua marca na internet é branding.


Neste artigo vamos te ajudar a entender melhor o que é o branding e como você pode aplicá-lo em sua construtora.


Branding: personalizando a marca da sua Construtora


O que é Branding


“Branding” vem de “brand”, “marca” em inglês. Quer dizer, é o trabalho de estabelecer a marca, a imagem da empresa no ambiente digital.


Isso envolve toda a estratégia de consolidação da marca: desde a construção da identidade visual até a relação com o público. Envolve contar sua história, apresentar e exaltar seus produtos, e comunicar-se sempre com os clientes e potenciais clientes.


Quais os benefícios do Branding


Não trabalhar no seu branding é como jogar seus produtos ou serviços para o alto esperando que alguém os queira catar onde caírem.


Construir a imagem digital, para uma construtora, é essencial no mercado digital. Alguns dos benefícios são:


  • Desenvolver a personalidade da marca: tornar sua marca única e inesquecível aos olhos dos consumidores.


  • Aproximar a empresa dos clientes: criar laços com os clientes atuais e potenciais é a chave mestra do Marketing Digital.


  • Elevar a preferência pelos seus produtos ou serviços: assim bem estruturada e mais próxima do público, as pessoas naturalmente preferem a sua empresa a outras que não prezam por isso.


  • Aumento nas vendas: a imagem que os consumidores têm das empresas influencia mesmo nas suas decisões de compra.


  • Aumento de ganhos: e assim aumentam seus ganhos, pois você poderá, inclusive, cobrar mais caro pelo que vende.



  • Consolidação da autoridade: sua empresa se tornará referência no ramo.


Branding para o Mercado Imobiliário


O imobiliário é um mercado muito competitivo. E a internet a cada dia torna todos os mercados mais e mais competitivos. O império das grandes empresas, à medida em que os clientes podem encontrar as pequenas com a mesma facilidade, vai ruindo a pouco e pouco.


Empresas na internet são como barcos numa forte correnteza. Os clientes capturam o que querem meio a esmo - a menos que o seu barco seja diferenciado em relação aos outros.


Se você trabalha na identidade da sua marca, exaltando e revelando seus diferenciais, os clientes lembrarão de você, e isso é muito importante na internet, onde se tem opções aos milhares ao alcance de um clique.


Uma marca sólida no seu mercado sofre menos com as tempestades, como um navio reforçado: as crise não a sufocam de todo; o sucesso de um concorrente não acaba com o seu; os altos e baixos da economia e da política não a desestabilizam.


Como aplicar o Branding na sua Construtora


O branding, como já vimos, é todo um processo que envolve muitas atividades e etapas, e que pode ser, para quem não trabalha com o ramo de Marketing Digital, um pouco complexo.


Mas, se você não quer conhecer toda a enorme gama de processos de Branding, mas só quer dar os primeiros passos com sua construtora, os dois pontos seguintes você precisa conhecer.


1) Identidade visual padrão


Toda produção digital da sua empresa, sejam imagens, vídeos ou o design do website, tudo deve estar padronizado de acordo com a identidade visual concebida no início.


A identidade visual conjuga, na logo da empresa, nas postagens das redes sociais, nos vídeos de divulgação e nas páginas de vendas, as cores, emoções e pensamentos que a empresa quer que estejam ligadas ao seu nome.


Aqui na imagem temos o exemplo de um projeto de reestruturação de marca realizado pela Taket. Mudanças simples como esta, quando bem integradas na totalidade das ações da empresa, fazem uma grande diferença.


2) As Redes Sociais


As Redes Sociais em números


O seu Branding se afirma nas campanhas publicitárias, no seu website, nos seus portfólios, na sua página do Google Meu Negócio, mas é nas redes sociais que aquele trabalho de relacionamento e fidelização é construído.


Se você ainda hesita em colocar sua construtora nas redes sociais, veja só algumas estatísticas delas:


  • 62% delas consideram as plataformas úteis e boas para seus resultados (e lembre-se de que não são todas que sabem utilizá-las; na verdade, poucas sabem).


Mas veja que nem todas as redes sociais são igualmente úteis para as construtoras. Elas não servem todas para a mesma coisa.


A que está se mostrando mais eficaz para as empresas do setor imobiliário é o LinkedIn, já que ele oferece bons meios de recrutamentos para um mercado assim com grande rotatividade.


Veja:


  • O LinkedIn é a rede que mais gera leads qualificados. Sua taxa de conversão é 4 vezes maior que a do Facebook
  • 50% do tráfego social para websites B2B (de empresa para empresa) é conduzido pelo LinkedIn
  • O Brasil ocupa a 4ª posição no mundo de mais usuários, atrás apenas de Estados Unidos, Índia e China.


Mas não se espante!


Pode parecer que é muita coisa para ocupar sua atenção, sendo que você já tem tanto trabalho com sua construtora. Nós estamos aqui para ajudá-lo.


Então antes das dicas finais, responda a essas dúvidas que eu sei que estão na sua cabeça agora mesmo. Leia os outros artigos do nosso blog ou peça socorro a um dos nossos especialistas.


Branding nas Redes Sociais das Construtoras


Por último, você precisa saber como o Branding funciona na prática nas redes sociais.


Algumas das atitudes que uma construtora pode tomar para aprimorar seu Branding através das redes sociais são:


  • Divulgar um novo empreendimento: Essas redes permitem que você crie campanhas próprias, sem depender de TV ou rádio. Além dessas campanhas pagas, a postagem regular de atualizações nas redes causará um engajamento orgânico e sadio com seus potenciais clientes e parceiros.


  • Fornecer o status do imóvel para o cliente: Nada é melhor, para o comprador, do que poder ficar tranquilo com sua compra. Publicar atualizações sobre o estado dos imóveis em construção é uma prática excelente para ganhar a confiança do público.


  • Receber feedbacks de clientes: Não é só você quem fala nas redes sociais. Os comentários do público serão muito benéficos também!


  • Divulgar vagas de trabalho: Nem só de vendas viverá a empresa. Ela precisa de novos funcionários também. Como já dissemos, um mercado rotativo como o imobiliário é muito ajudado por redes sociais como o LinkedIn, no qual se podem efetuar contratações ou divulgação de vagas.


Chegamos ao fim da nossa jornada pelos princípios do Branding. Se você quiser saber mais sobre isso, acompanhe o nosso blog e entre em contato com nossos consultores. Uma característica deles é o ânimo que têm e a paixão por ajudar a fortalecer a marca de construtoras como a sua!


Compartilhar:
Rafael da Fonseca Rosa
Redator e Tradutor
veja todos os posts do blog