Atualidades

Dados sobre o potencial econômico da cidade de Sorocaba

15/4/2021

Importante polo industrial do estado de São Paulo, quarta cidade mais populosa do interior paulista e com um PIB (Produto Interno Bruto) acima de 30 bilhões de reais. Sorocaba, sem dúvidas, é um município relevante para investidores. Por isso, nesta publicação, reunimos dados mais recentes sobre o potencial econômico da cidade de Sorocaba


Economia altamente diversificada


Sorocaba está inserida em uma região administrativa composta por 47 municípios. De acordo com o Mapa da Economia Paulista, criado pelo Desenvolve SP, a região possui uma economia altamente diversificada. O destaque é para a fabricação de implementos de telecomunicação que, na cidade de Sorocaba, tem a Flextronics como uma das mais importantes indústrias do setor. 

Além da telecomunicação, o setor de alimentos, máquinas e equipamentos, metal mecânico e de metalurgia também compõem a linha produtiva local. Os setores de maior dinamismo são o farmacêutico e o de couros e calçados. 


Entre as melhores do Brasil em gestão pública


Sorocaba aparece como destaque no cenário nacional dentro do Índice de Desafio da Gestão Municipal (IDGM), que avalia 100 cidades brasileiras com mais de 273 mil habitantes. 

O estudo, divulgado no início de 2020, é uma realização da Macroplan, renomada empresa de consultoria, em parceria com outras instituições. O IDGM é construído a partir de um índice sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas: Educação; Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade.

Na ocasião, Sorocaba subiu duas posições no ranking geral em relação ao índice do ano anterior e esteve à frente de importantes cidades, incluindo capitais, como Curitiba (8ª), Belo Horizonte (13ª) e Florianópolis (25ª). Em apenas uma década, Sorocaba avançou 50 posições, subindo da 56ª para a 6ª.

A cidade ocupa a 9ª posição no país na área de Educação. Um dos fatores que contribuíram para a elevação no ranking, de acordo com a Prefeitura, foi o crescimento de 1,50 ponto na nota média dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Já em saneamento e sustentabilidade, Sorocaba melhorou duas posições, passando para a 18ª posição no país. Sorocaba também está na 23ª posição no que se refere à área da Saúde, subindo seis posições no ranking em relação ao estudo divulgado no ano anterior. 

Em relação à Segurança, Sorocaba ficou na 19ª posição no país, melhorando duas posições. Um dos fatores que contribuíram foi a taxa de homicídios, menor que a média dos 100 maiores municípios do Brasil.

Na coleta de lixo, Sorocaba passou da 60ª posição em 2007 para a 1ª no estudo do IDGM divulgado em 2020. O resultado positivo também aparece em outro estudo, do Indsat, em que, pela terceira vez consecutiva, a coleta de lixo em Sorocaba apresentou melhora no índice de satisfação.


Líder em mercado e uma das principais economias do país


Em uma pesquisa divulgada no ano de 2018, Sorocaba ocupou a primeira posição no ranking das cidades líderes em mercado e a segunda no índice de desenvolvimento econômico do país. O estudo foi realizado pela Endeavor Brasil, rede de empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups.

Na ocasião, a cidade ficou atrás apenas da capital paulista no índice de desenvolvimento econômico, estando à frente de outras 30 grandes cidades, como Rio de Janeiro, Campinas e Porto Alegre. Outro destaque foi com índice de clientes potenciais, em que obteve nota 7,50, ficando atrás apenas de Manaus, que obteve 8,25.

O estudo também comparou o crescimento médio real do PIB nos últimos três anos, no qual Sorocaba registrou elevação de 5,18%. O número foi superior até mesmo a cidade de São Paulo, que cresceu apenas 0,81%. Além disso, o PIB per capita de Sorocaba foi considerado o maior entre as cidades do interior, sendo de R$51.260.39.

Gostou da publicação? Confira também: “Conheça os bairros mais desejados para se morar em Sorocaba”
A TAKET é uma agência digital especializada em marketing para empresas da construção. Quer inovar e ser mais competitivo no mercado? Clique aqui e fale com um consultor.

Compartilhar:
Carol Fernandes
Jornalista
veja todos os posts do blog