Marketing

Durações e tamanhos de vídeos permitidos nas principais redes sociais

2/2/2021

O vídeo marketing é uma das melhores apostas para se comunicar com o público no ambiente virtual. Entretanto, antes de começar a produzir conteúdo audiovisual, é importante conhecer as durações e os tamanhos de vídeos permitidos nas principais redes sociais.

Isso porque cada plataforma possui especificações próprias, o que exige que o vídeo a ser publicado receba adaptações no formato e, até mesmo, no tempo de duração. O resultado disso? Comunicação mais efetiva e assertiva com os clientes da sua empresa! 

Para te ajudar, reunimos as durações e tamanhos de vídeos permitidos nas redes sociais mais populares no Brasil para empresas: Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn, além de um conteúdo extra sobre o WhatsApp - que, sim, também pode ser utilizado como um canal para divulgar a empresa. 

As informações estão de acordo com as mais recentes atualizações, feitas nas redes sociais até o início de 2021. Nós consultamos publicações da Rock Content, referência em marketing digital, e também da agência NerdWeb. Confira a seguir: 


Instagram 


O Instagram é a rede social com o mais significativo crescimento relacionado ao direcionamento de compras nos últimos anos. Isso significa que muitos usuários tomam uma ação após assistirem a um vídeo de uma marca, incluindo cliques para a compra de produtos.

Atualmente, o Instagram permite a publicação de vídeos por meio de: Stories, Feed, IGTV e, mais recentemente, Reels - considerado uma adaptação do Tik Tok. Uma outra possibilidade é o Carrossel, em que cards são exibidos para os usuários. 

Em relação ao Feed e Stories, especificamente, a rede social dá a possibilidade de que as empresas utilizem esse formato no próprio perfil e também em anúncios, por meio de impulsionamento da publicação. 


Stories


Para os Stories são permitidos vídeos de, no máximo, 15 segundos. Além disso, eles são apagados após 24 horas da publicação. 

A dimensão recomendada é de 1080 x 1920 px, sendo o tamanho máximo do arquivo de 4GB. Os formatos de vídeos recomendados são MP4 e MOV. 


Feed


Ao contrário do que acontece com os Stories, os vídeos publicados no Feed permanecem no perfil por tempo indeterminado. O mesmo acontece com o Reels e IGTV também. 

Os vídeos do Feed podem ser publicados em três formatos, com duração máxima de 60 segundos


  • Quadrado, com resolução mínima de 600 x 600 px
  • Paisagem, com resolução mínima de 600 x 315 px
  • Vertical, com resolução mínima de 600 x 750 px


Uma outra opção de formato para o Feed é o Carrossel, com dimensão mínima de 600 x 600 px. No perfil da Taket você encontra alguns exemplos

Para todos os tipos de vídeos, o tamanho máximo do arquivo também deve ser de 4 GB e os formatos recomendados são MP4 e MOV. 


IGTV 


O IGTV é um aplicativo de vídeos longos do Instagram. É possível publicar, a partir de um dispositivo móvel, vídeos de no máximo 15 minutos. Se for carregado pela web, o vídeo pode chegar a ter até 60 minutos


Já a resolução mínima permitida é de 720 pixels e o tamanho máximo deve ser de 3,6 GB.


Reels 


O Reels, por outro lado, permite a publicação de vídeos com até 30 segundos de duração. O tamanho dos vídeos é semelhante ao do TikTok, sendo três os formatos: 


  • Paisagem cheio, com 1920 x 1080 px
  • Quadrado, com 1080 x 1080 px
  • Vertical, com 1080 x 1350 px


Facebook


O Facebook é a rede social mais utilizada pelas pessoas no mundo. De acordo com um levantamento, os usuários assistem a uma média de 8 bilhões de vídeos diariamente apenas na plataforma. 

Assim como o Instagram, a rede social também permite publicações de vídeos no Feed e Stories. O tamanho máximo do arquivo deve ser de 4 GB. São quatros os formatos de vídeos: 


  • Paisagem, com 1920 x 1080 px
  • Quadrado, com 1080 x 1080 px
  • Vertical, com 1080 x 1350 px
  • Retrato, com 1080 x 1920 px


Os vídeos publicados no Feed podem ter até 120 minutos de duração. Os formatos recomendados são MP4 e MOV. 

Para anúncios há várias outras possibilidades de tamanhos para vídeos, como Carrossel, no Canvas, Coleção, Slideshow e Vídeo 360. 


WhatsApp


O WhatsApp é a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Lá, os vídeos podem ser enviados tanto por meio de conversas quanto publicados nos Stories, que funcionam semelhante ao do Instagram e Facebook. 

Nos Stories, o formato adequado é de 1080 x 1920 px. Já dentro das conversas, o tamanho máximo permitido é de 10 MB nos aparelhos com 512 MB de memória. Para aparelhos com pouco espaço de memória, o tamanho máximo permitido é 5 MB.


YouTube


O YouTube é uma ótima rede social para auxiliar na divulgação da marca. Além disso, pode traduzir este relacionamento em excelentes oportunidades de negócios. 

Os vídeos podem variar do 240p até o 2160p, mas sempre derivando do formato 16:9. Os tamanhos recomendados são de 1280 x 720 (720p) e 1920 x 1080 (1080p).

Entretanto, o tamanho máximo do arquivo deve ser de 128 GB ou 12 horas. Os formatos de vídeos aceitos são: AVI, WMV, MPEGPS, MP4, FLV, MOV, MPEG4, WebM e 3GPP.


LinkedIn


O LinkedIn é o melhor canal para compartilhar conteúdos relacionados a negócios. Lá, os vídeos podem ser publicados com duração máxima de 10 minutos. Os aspectos recomendados são de 1:2.4 ou 2.4:1.

Já os formatos de vídeo aceitos são WebM, ASF, AVI, MOV, MPEG-1, MKV, MPEG-4 e FLV. E o tamanho máximo do arquivo do vídeo deve ser de 5GB. A taxa de frames máxima é 60fps.

É importante ressaltar que, para anúncios em vídeo, as especificações são diferentes e variam de tamanho. 

Agora que você conhece as durações e tamanhos de vídeos permitidos nas principais redes sociais, que tal conferir outros conteúdos disponíveis no site? Se você gostou desta publicação, pode conferir também o artigo “Estatísticas comprovam que vídeo marketing é o melhor aliado para o crescimento da sua empresa”. Lá você encontra dados sobre o comportamento dos usuários nas redes sociais.

Compartilhar:
Carol Fernandes
Jornalista
veja todos os posts do blog