Marketing

Estatísticas comprovam que vídeo marketing é o melhor aliado para o crescimento da sua empresa

19/1/2021

Consolidado entre as melhores estratégias para atrair público na internet, o vídeo tem apresentado aumento significativo na preferência dos usuários a cada ano. Por isso, reunimos neste artigo as estatísticas que comprovam que vídeo marketing é o melhor aliado para o crescimento da sua empresa.

Antes de apresentar as estatísticas, é importante que você entenda sobre o que é vídeo marketing. De acordo com a Rock Content, referência em marketing digital, qualquer uso de vídeo na sua estratégia de atração e retenção de clientes pode ser chamado de vídeo marketing.

Isso inclui campanhas publicitárias em vídeo, vídeos institucionais para fortalecer a imagem da marca e vídeos educacionais como parte do seu plano de marketing de conteúdo. Assim, o vídeo marketing pode ser realizado em diversos canais e sob vários formatos

O melhor é que isso permite que você tenha total flexibilidade para escolher como vai encaixá-lo na promoção do seu negócio. Além disso, como benefícios, o uso de vídeo marketing pode trazer aumento do tráfego orgânico, ótimo retorno sobre investimento, conteúdo de qualidade e fácil consumo, assim como potencial de viralização. 

Mas, agora que você já conhece o que é vídeo marketing e quais são os benefícios, é hora de entender como é o comportamento dos usuários nas redes sociais. Para isso, reunimos estatísticas de pesquisas que foram realizadas em 2020 e 2019. 


Consumo


De acordo com dados do DataReportal, divulgados pelo Resultados Digitais, os brasileiros passam 3 horas e 31 minutos (em média) conectados por dia às redes sociais. O levantamento foi feito em fevereiro de 2020. 

Na época, o Brasil perdia apenas para as Filipinas, mas por poucos minutos. Neste contexto, é possível imaginar que o tempo dos brasileiros conectados à internet aumentou ao longo do ano de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus. 

E as mudanças não param por aí. De acordo com um estudo da empresa Socialbakers, divulgado pelo Meio e Mensagem, o investimento das marcas em redes sociais cresceu 26% entre abril e junho de 2020. A comparação é com o final do primeiro trimestre do mesmo ano. 


Investimento em vídeos


O estudo da Socialbakers aponta, também, um cenário otimista para o vídeo marketing. Durante o período analisado, o vídeo foi um dos formatos publicitários que mais engajaram nas redes sociais. 

Quem recebeu a maior participação na exibição desse formato foi o Twitter, com mais de 20% dos tweets feitos em vídeo por páginas de marcas. Em seguida aparece o Instagram, com um aumento de 16% na veiculação de vídeos publicitários, em relação ao ano anterior. 

No Facebook, contudo, o aumento foi de apenas 5%. O destaque da rede social foi o uso de live, que teve um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2019 e, em relação ao primeiro trimestre de 2020, cresceu 126%. 


Redes sociais mais usadas 


Números retirados pelo Resultado Digitais de um relatório produzido pela We Are Social, em parceria com Hootsuite, apontam as redes sociais mais usadas no Brasil em 2020

De forma surpreendente, o Facebook retomou o primeiro lugar no Brasil em 2020. Ele segue, também, sendo a rede social mais utilizada pela população mundial. São mais de 2,7 bilhões de contas ativas, sendo 130 milhões delas brasileiras. 

O relatório também aponta, em 2º lugar, o WhatsApp como a rede social de mensagens instantâneas mais popular entre os brasileiros. Já o YouTube, que na edição anterior do ranking foi considerado a rede social mais utilizada no Brasil, aparece desta vez em 3º lugar

A 4ª posição ficou com o Instagram, rede social que possui 95 milhões de usuários. O Messenger, ferramenta de mensagens instantâneas do Facebook, completa o top 5 das redes sociais mais usadas no Brasil em 2020. 


Vídeo marketing em números


Agora, para que você entenda quais são os impactos do vídeo marketing nas principais redes sociais, separamos um levantamento realizado em 2019 pela Breadnbeyond. Os dados foram divulgados pela K2 ponto em uma publicação sobre estatísticas do vídeo marketing para 2020.


Facebook


De acordo com o levantamento, os usuários assistem a uma média de 8 bilhões de vídeos diariamente no Facebook. Além disso, o engajamento é 13,9% maior em posts que contêm vídeos.

Isso reflete no investimento das marcas, em que 81% das empresas preferem usar esta plataforma em suas estratégias de vídeo marketing. 

Outro fato interessante é que 85% dos usuários preferem assistir a vídeos na plataforma com o som desativado. Por isso, é importante sempre publicar vídeos com legendas.


Instagram


O Instagram tem sido usado para contar a história das marcas. Somente a rede social possui 800 milhões de usuários ativos mensais, demonstrando um enorme potencial para os vídeos. 

Além disso, o Instagram apresenta o mais significativo crescimento relacionado ao direcionamento de compras, sendo de 31% em 2017 para 48% em 2018. Isso em comparação às demais redes sociais.

O levantamento também apontou que 65% das impressões de um anúncio no Instagram vêm de vídeos. E, ainda, que 75% dos usuários tomam uma ação após assistirem a um vídeo de uma marca. Isso inclui cliques para a compra de produtos.

O melhor disso é que 75% dos usuários na plataforma compram um produto onde eles assistiram a um anúncio com vídeo.


LinkedIn


No LinkedIn, o cenário também é positivo para investimento em vídeo marketing. Isso porque as campanhas de vídeo apresentam 82% de taxa de visualização, de acordo com o levantamento da Breadnbeyond. 

Além disso, 51% dos profissionais de vídeo marketing usam esta plataforma. Sendo que 84% destes dizem obter sucesso.

Isso torna o LinkedIn o melhor canal para compartilhar conteúdos relacionados a negócios. Conforme apontado pela K2 ponto, a rede social só perde para o e-mail neste quesito. 


Twitter


Os vídeos têm se tornado uma parte central do negócio no Twitter, de acordo com a K2 ponto. Isso fica evidente no estudo da empresa Socialbaker sobre o investimento em redes sociais, mencionado no início deste artigo. 

Conforme o levantamento, 82% dos usuários assistem principalmente a conteúdo de vídeo no Twitter. Por isso, 72% dos profissionais de vídeo marketing usam o Twitter como canal e, ainda, 84% destes afirmam obter sucesso.

Contudo, antes de escolher o Twitter para a sua estratégia de vídeo marketing, é importante estar atento ao tipo de conteúdo que é mais acessado na rede. Isso porque o levantamento aponta, também, que 45% dos usuários querem assistir a mais vídeos de celebridades.

Se você gostou desta publicação, pode conferir também o artigo “6 motivos para contratar um profissional para filmar a construção”. Lá você encontra informações sobre investimento e também outras estatísticas de vídeo marketing. 


Compartilhar:
Carol Fernandes
Jornalista
veja todos os posts do blog