Marketing

Guia definitivo de Marketing para fornecedores da construção

17/12/2020

Existe pouco conteúdo na internet sobre marketing para fornecedores da construção civil.


De fato, esse nicho é bastante específico, já que geralmente se direciona a uma categoria muito restrita de clientes: as lojas e as construtoras.


Mas como a Taket é especialista no marketing para este setor, vamos a ensinar você que quer divulgar sua empresa fornecedora da construção civil quais são os passos para um verdadeiro marketing efetivo nessa área.


O Marketing para construção civil  é o digital


As construtoras já estão entrando nesse mundo digital. Os próprios fornecedores já estão se integrando a plataformas como a AECweb.


O movimento de migração do setor para as plataformas digitais e tecnologias em geral já está acontecendo, e é muito forte. Os fornecedores que não se atentarem a isso serão passados para trás mais cedo do que imaginam.


As melhores construtoras buscam por parcerias que demonstrem familiaridade com as novas tendências tecnológicas, que demonstrem estar atualizadas quanto ao estado e as mudanças do mercado. Ter um marketing digital verdadeiro (da maneira que logo explicaremos) é um ponto importantíssimo para se adequar a isso que já é quase uma exigência.


O que os clientes esperam de você, ou: o que as construtoras esperam de seus fornecedores


O segredo do marketing é conhecer o cliente, saber o que ele quer e convencê-lo de que ele encontrará aquilo conosco. Para isso, precisamos demonstrar a ele que temos o que ele busca.


E o que seu cliente busca, em linhas gerais, é o seguinte.


As boas construtoras (que serão seus melhores clientes) sempre fazem a qualificação de fornecedores, catalogando empresas de acordo com suas necessidades e expectativas.


Uma boa estratégia de marketing é aquela que deixa claro que você tem para oferecer tudo o que elas procuram.


Basicamente, o que as construtoras fazem são duas coisas:


Homologação de fornecedores


Aqui, verificam se a empresa atende aos requisitos legais e comerciais daquela operação, analisando-lhe:


  • Os antecedentes legais
  • O status jurídico
  • A regularidade fiscal
  • A qualificação técnica
  • A situação financeira


Qualificação de fornecedores


Depois de saber tudo isso sobre a sua empresa, buscam sua qualificação, verificando criteriosamente a qualidade do seu serviço. Os pontos considerados são, principalmente:


  • Preço e qualidade
  • Prazos, atendimento e confiabilidade
  • Flexibilidade, relacionamento e processos
  • Saúde financeira


Assim estabelecem critérios que cada fornecedor deve atender ao ser contratado. Um marketing de verdade para fornecedores da construção tem de ter isto sempre em mente.


Como o marketing mostrará que você é o fornecedor ideal


Como nós mostraremos tudo isso aos seus clientes?


Bem, as estratégias disponíveis para o marketing digital são muitas, e a ideal para você especificamente só podemos decidir conhecendo seu caso.


Aqui neste artigo, nosso objetivo é te mostrar o básico e essencial que todos devem fazer para seu marketing digital, independente da sua situação e objetivos individuais.


Trata-se de construir uma boa identidade visual para sua empresa - que então poderá receber pessoalmente, na sede da empresa, os potenciais clientes e mostrar-lhes portfólios de qualidade, cujo efeito é maior do que se imagina. E o terceiro passo é fechar o negócio.


Vamos lhe mostrar em seguida os principais pontos de atenção que a sua identidade visual e a sua aparência mais externa devem mostrar com toda a evidência aos seus clientes, em todos os lugares onde eles se depararem com você.


Preço


As construtoras sempre buscam o melhor preço, o melhor custo benefício.


É claro que o preço não pode ser analisado isoladamente, sem comparação com a qualidade do que é oferecido. O preço deve ser razoável e justo; não pode ser extremo nem para cima nem para baixo. Por isso, não é de promoções que sua empresa viverá, mas de deixar evidente, com o marketing, de que o preço é justo e o valor entregue vale cada centavo.


A precificação, é claro, não cabe ao marketing, mas cabe a ele demonstrar que seu valor é justo, ressaltando vantagens e demonstrando os benefícios. A apresentação do seu produto ou serviço deve estar à altura da sua qualidade, convencendo o cliente de que vale o preço que é cobrado.


Credibilidade


Para comprar com você, principalmente se for um produto ou serviço de alto valor, as construtoras vão querer construir uma confiança antes.


Um marketing de qualidade vai revelar seu profissionalismo e preocupação com a satisfação do cliente; vai mostrar seu histórico de vitórias e conquistas com clientes passados; vai montar toda a apresentação da empresa para ajudar o cliente em potencial a confiar em você e querer fazer negócio com você.


Os clientes estão sempre atentos para saber se seu negócio está todo dentro da legalidade e se atende a todas as norma técnicas requeridas: com um serviço de marketing ele saberá disso sem dificuldade, confiará em você e estará cada vez mais próximo de assinar o contrato.


Certificações


A maioria das construtoras esperam algum selo de qualificação de seus fornecedores.


O marketing vai dar um jeito de que todos os seus potenciais clientes saibam dos seus certificados, dos licenciamentos ambientais (já que a sustentabilidade está em alta no momento).


Como certificações aumentam muito a credibilidade da empresa, ter facilidade de conhecer as que você tem e perceber que você dá importância às mesmas coisas que para ele são importantes é essencial para a prosperidade do seu negócio.


Atualidade


Em resumo, utilizar as ferramentas mais modernas de marketing vai mostrar aos seus potenciais clientes que você está atualizado com as evoluções tecnológicas do mercado.


Isso, como dissemos, é muito importante, e o será mais e mais daqui para frente. Não apenas a evolução tecnológica dos processos da construção civil é levada em consideração, mas como toda a estrutura da empresa se integra a um ambiente em constante transformação. O marketing faz parte disso. Repare assim que o próprio fato de ter um marketing digital já é um poderoso elemento do seu marketing.


Qualidades e diferenciais


Os clientes vão querer saber quais as vantagens de trabalhar com você. Precisam saber que elas existem. O marketing tratará de mostrar a eles:


  • O suporte técnico que você oferece
  • O compromisso com prazos
  • A qualidade da entrega dos produtos
  • A proficiência dos seus profissionais


Tudo isso é muito importante para seus clientes, e você precisa mostrar-se disposto a entregar isso a eles da melhor forma.


Ser encontrado nas pesquisas


Para realizar essa homologação e qualificação que tratamos os seus potenciais clientes farão pesquisas de diversos tipos para encontrar o cliente ideal, e em várias etapas de sua procura utilizarão a internet.


Se você souber que pesquisas que eles fazem - pesquisa de mercado, pesquisa de preço etc. (e bons profissionais de marketing o sabem),  e souber se posicionar na internet (e bons profissionais de marketing saberão fazer isso por você), os clientes o encontrarão e perceberão que você sabe do que eles precisam.


Relacionamentos que levam a parcerias


Lojas de materiais de construção, principalmente, buscam conhecer bem seus fornecedores e estreitar relações com eles, para ter os melhores produtos pelos melhores preços. Com isso o marketing vai te ajudar.


Criação de relacionamentos com clientes é um dos resultados mais notáveis do marketing digital, tanto com clientes ainda potenciais, quanto com cliente já consolidados ou antigos.


Como o marketing funcionará na prática


Essa identidade da sua empresa, não apenas visual mas de posicionamento de marca, criada para  seu marketing, há de estar lá com você em todos os lugares onde você é presente digitalmente - e fisicamente também.


Como dissemos, existem inúmeras formas de operar um marketing digital efetivo com B2B. Uma delas é o LinkedIn, da qual temos falado bastante por acreditarmos ser definitivo. Outra é um site de qualidade, ou a presença em plataformas como a AECweb. Isto tudo demanda um branding bem feito, uma identidade visual legal.


Sem contar o que já citamos: por exemplo a criação de folhetos físicos (em uniformidade com o digital) para mostrar aos clientes que visitarem a sede da empresa. Primeiro ele o encontra digitalmente, fica interessado em você; depois vai até sua sede encontrá-lo, descobre ali coerência, integridade e profissionalismo, e para fechar um negócio é apenas um passo.


Apenas um passo, mas o terceiro. O primeiro é você que tem que dar, iniciando a reforma no marketing e na identidade da sua empresa. Peça já seu orçamento ou consulta.


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Rafael da Fonseca Rosa
Redator e Tradutor
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