Marketing

Posicionamento de Marca no Marketing Digital

26/6/2020

Todo empreendedor quer sempre melhorar as vendas. Mas são poucos os que sabem a relevância do posicionamento de marca para esses resultados. 

Mais do que preços, produtos e serviços, sabe em que os consumidores estão sempre de olho? Em como a sua marca se posiciona dentro do mercado.

E não apenas em assuntos relacionados à sua atividade, mas também em temas importantes para a sociedade. Épelo modo como a sua empresa se coloca frente a esses assuntos que é possível conquistar a confiança dos consumidores e até mesmo estimular a fidelização.  

O posicionamento de marca em números

Para muitos empreendedores, a visão tradicional do mercado onde quem tem o menor preço ou o melhor produto é quem vende mais, ainda é a que predomina. 

Mas, na verdade, o que as pesquisas mostram é que não basta mais apenas isso para conseguir conquistar a clientela. E sabe o porquê? Os consumidores estão mais conscientes sobre suas escolhas de consumo.

As pessoas não querem mais, por exemplo, comprar de uma marca que não assume sua responsabilidade social, ou que não está alinhada com a sustentabilidade. E alguns dados mostram isso.

O estudo global Edelman Earned Brand 2018, promovido pela Edelman, mostrou que 69% dos brasileiros já realiza compras usando como base o posicionamento das empresas em relação a questões sociais. 

Além disso, uma enquete realizada pelo portal PROPMARK revelou que 62% dos participantes acha correto boicotar ou consumir determinadas marcas levando em consideração esse fator. 

Ou seja, se você empreendedor quer vender mais, precisa aprender como fazer o posicionamento de marca corretamente. 

4 Dicas para melhorar o posicionamento da sua marca no mercado

Mas afinal de contas, como saber de que maneira se posicionar? Nós separamos algumas dicas para te ajudar:

1) Tenha uma empresa para te ajudar a desenvolver a identidade

Em primeiro lugar, o seu negócio precisa ter ajuda especializada para desenvolver um posicionamento. Uma empresa especializada poderá te ajudar a identificar vários elementos, tais como: 

  • Tom a ser usado com o público;
  • Tipos de estratégias para atingir os clientes de forma assertiva;
  • Assuntos e temais diretamente ligados os consumidores;
  • Identidade visual que converse com o seu posicionamento entre outros. 

Então, não deixe de ter esse suporte. 

2) Saiba gerenciar 

Não é de hoje que vemos empresas fazendo uma má gestão de marca que acaba complicando a imagem perante os consumidores. Logo, para melhorar o posicionamento de marca é importante saber gerenciar ações do cotidiano, mas também crises. 

Desde postar algum conteúdo especial relacionado a uma campanha que está movimentado a internet, até mesmo gerenciais uma possível crise envolvendo a empresa.

3) Tenha um planejamento 

O posicionamento de marca não é construído de um dia para o outro. Na verdade, essa é uma relação longa e constante com seus consumidores.

Tenha em mente que a nova geração que consome tem acesso facilitado a informação. Logo, é claro que eles vão monitorar o modo como a sua empresa se comporta, não apenas em ocasiões especiais, mas também no cotidiano.

Por isso, é necessário ter um planejamento e um cronograma de postagens, ações, campanhas e estratégias para auxiliar na construção de uma identidade forte entre sua clientela. 

4) Atenção também para a questão visual 

Outra dica para melhorar o posicionamento de marca é dar uma atenção especial para a identidade visual do seu negócio. O seu cliente precisa bater o olho nela e já associar “essa marca é de confiança, posso consumir e até mesmo indicar”.

E nesse sentido, vale à pena pensar em dar uma repaginada na questão visual do seu empreendimento. Até porque, se você for analisar existem muitos elementos visuais que até anos atrás não existiam. 

Por décadas o logo era o único elemento do gênero relevante. Mas agora, com o boom digital, nós temos artes para redes sociais, stories, cartões de visita digitais, sites, blogs, páginas do Facebook, GIF, figurinhas, filtros e uma infinidade de outros elementos que podem ser colocados nas suas estratégias.

Tudo é uma questão de avaliar quais tem mais relação com a sua empresa, e também conversam com o seu público. 

Quer saber mais sobre como melhorar o seu posicionamento de marca? Então entre em contato conosco agora.


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